70 Anos de dedicação ao próximo: a crônica da trajetória de Evanir Borges
- Cajaarte Notícias

- 7 de nov. de 2025
- 3 min de leitura
Fundador do Cajaarte faz aniversário nesta sexta-feira, 7 de novembro

A vida de Evanir Borges, que celebra hoje seus 70 anos, não é medida apenas em décadas, mas em causas e conquistas comunitárias. A sua história começou como líder juvenil na zona rural de Catu e hoje é um incansável articulador em Cajazeiras, sua trajetória é um testemunho de serviço ao próximo.
Imagine aquele jovem já “brigando” para combater a pesca irregular na Fazenda Natal ainda adolescente, ou erguendo movimentos por saneamento básico e iluminação em São Sebastião do Passé, Evanir sempre esteve na linha de frente das demandas coletivas, como um ideal de vida.
Sua chegada em Salvador, e mais especificamente em Cajazeiras X no ano de 1984, marcou o início de uma era de mobilização para o bairro. Foi por meio da luta por transporte, que era um "sofrimento", ah, Evanir, só quem passou pelos terminais Eva e Nova Esperança para saber do que está se falando aqui! O sofrimento era grande: esperava-se algumas vezes uma hora e meia por um ônibus em Cajazeiras.
Naqueles tempos, sem redes sociais, muito menos telefone celular, os moradores do bairro já enxergavam Evanir como um líder comunitário. E esta liderança de Evanir Borges se destacou, conseguiu, em união com a comunidade, a fundação de um conselho de moradores. Desse movimento, surgiram os primeiros seminários que, passo a passo, garantiram linhas de ônibus diretas e amenizaram a dificuldade de locomoção.
“Ser líder comunitário precisa ter amor no coração, amar a sua comunidade sem distinção de religião ou política partidária.'' (Evanir Borges)
A força de sua liderança cresceu e logo o engajamento se expandiu para outras áreas de carência do bairro. Ah, Evanir, muitas águas rolaram e abaixo-assinados até Cajazeiras se tornar a famosa ‘Caja City’.
Sob a presidência do Conselho de Moradores de Cajazeiras X, Evanir uniu lideranças para reivindicar melhorias estruturais, como hospitais, postos de saúde e agências de Correios. Um feito memorável foi a luta que garantiu o direito de venda direta de lotes comerciais da antiga URBIS para os ocupantes, um benefício que se estendeu por toda a Bahia e tanta gente é agradecida a ele por estas conquistas!
“Nosso objetivo é trazer o melhor para todos, nós queremos fazer o bem ao próximo. (Evanir Borges)
Com o passar dos anos, o espírito idealista de Evanir não diminuiu. Ele foi um dos articuladores por trás da construção de escolas e creches, transformando um antigo barracão da URBIS no que viria a ser o Colégio Estadual Dona Mora Guimarães, este mesmo da Pronaica, que será o local da Ação Global 2025 .
Atualmente, Evanir segue ativo no projeto social Cajaarte, mais que uma iniciativa social, criado em 2008 que, é um dos filhos de Evanir. Um projeto pela paz que vem contribuindo para uma significativa redução dos índices de violência em Cajazeiras é, digamos assim, a menina dos olhos de Evanir.
“Para combater a violência tem que dar oportunidade, dando uma qualidade de educação, trazendo os profissionais, este é o papel CAJAARTE de trazer o melhor.” (Evanir Borges)
No dia em que completa 70 anos, Evanir Borges, figura central na luta por uma UPA e na articulação do CEU Cultural, continua a ser uma voz ativa na comunidade. Sua vida é a crônica viva de um cidadão que transforma problemas em projetos e anseios em realizações, alguém que nasceu para servir. Parabéns, Evanir!
(Cajaarte Notícias, por Luis Antonio Gomes)
Mais Cajaarte










Sei que Evanir é articulador sócial e assim se juntou com todos nós, para ter mais forças em vários ângulos, do pleito e assim chegarmos aos resultados, importantes, para sociedade em especial em Cajazeiras!