Com talento e alegria, as artesãs do Cajaarte fazem a diferença na Ação Global
- Cajaarte Notícias

- 1 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Presentes em todas as atividades do Cajaarte, elas são exemplos de dedicação

“Obrigada pelo cafezinho para todas as artesãs, nosso querido cantor do Cajaarte”, o agradecimento da artesã Elma Silva do Carmo reforça o sentimento de equipe que contribuiu para o sucesso da 19ª Ação Global da Cidadania. Elma agradecia nas redes sociais ao cantor Cacau Moreno, que assim como as artesãs, foi um dos voluntários do Cajaarte no evento da última sexta-feira, 28.
E trabalho das artesãs merece ser enaltecido não apenas durante a Ação Global, mas ao longo dos anos nas ações do Cajaarte, principalmente com a presença no Cajaarte nas Escolas.
E qual seria a melhor descrição para o talento e a delicadeza das artesãs do Cajaarte?
No dia da Ação Global, as artesãs transformaram o espaço não apenas num ateliê, mas num santuário de resiliência. Com a camisa do Cajaarte, aquelas mãos não apenas vendiam elas admitiam que não era um negócio, era uma terapia em pleno andamento.
No vídeo abaixo, o afeto delas é capturada nos rostos concentrados e na simplicidade dos sorrisos. A camisa branca estampada com a “CAJAARTE. ACREDITE, VOCÊ PODE MUDAR O FUTURO” e no manuseio da linha e agulha com a serenidade de quem tece não só uma peça, mas um novo caminho.
“Arleide está aí na terapia, aprendizado, mais uma arte”, diz a voz que narra, com um entusiasmo contagiante. Para elas a arte é um ato de resistência, uma missão, que realizam com carinho.
E então, ela carinhosamente apresenta a ‘novata’, em uma demonstração de energia e alegria, que dá às boas-vindas a mais nova artesã do Cajaarte, em uma clara demonstração de inclusão imediata no time.
Quando a palavra ‘pró’ entra em cena, é para saudar mais duas artesãs, com o jeito dos baianos de se referir de forma carinhosa às professoras. Ambas surgem sorridentes e belas, como bem descritas pela narradora.
E nas mesas as criações: bolsas de tecido com apliques florais, bordados, caixas decoradas com a técnica de patchwork e a voz da narradora “Cajaarte é tudo isso!”
No final do vídeo de 25 segundos, um “muitão’’ de criatividade e alegria, as bolsas roxas, um vestido infantil, e uma tapeçaria rica em cores, feita de material reciclado e do talento das artesãs do Cajaarte.
Mais Ação Global
E para concluir, a frase final da empolgada narradora “Cajaarte é tudo isso. Cajaarte é arte”. E as artesãs são amor com a beleza da transformação.
(Cajaarte Notícias, por Luis Antonio Gomes)










Comentários