Ação Cívico Social atende mais de 700 pessoas em escola da Fazenda Grande I, em Cajazeiras
- Cajaarte Notícias

- 31 de ago. de 2025
- 3 min de leitura
Os serviços oferecidos pela PMBA teve a parceria do Cajaarte

A Escola Estadual Dona Mora Guimarães recebeu nesse sábado, 30, a Ação Cívico Social (ACISO), da Polícia Militar da Bahia, que foi um mutirão de serviços de saúde, assistência jurídica e emissão da nova RG. A ação comemorativa aos 200 anos da corporação também foi realizada em parceria com o Cajaarte, que ficou responsável pelas inscrições e agendamentos no bairro, que foi o primeiro de Salvador a ACISO.
O evento contou com a participação do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, destacou na solenidade de abertura do evento a importância da ação e da proximidade da polícia com a população. “Nós precisamos também nos envolvermos com a formação da cidadania, nos envolvermos com atendimento ao outro de modo geral. E o nosso quadro de saúde tem feito isso já nas nossas bases comunitárias e queremos estender nesses 200 anos da polícia para nossas comunidades.
“Entendemos que a segurança pública vai muito além do trabalho de polícia. E o nosso atendimento aqui hoje é segurança de forma transversal. Porque com uma sociedade saudável, com saúde, com assistência social, certamente será uma sociedade segura.
Vamos dar a nossa contribuição para essa sociedade local e vamos colocar, mais uma vez, a disposição dessa comunidade, dessa sociedade, porque a Polícia Militar é e sempre será essa grande força a serviço do cidadão”, complementou.

Em entrevista à Rádio Cajaarte, ele reforçou do quanto a Polícia Militar quer estar mais próxima da comunidade, “estamos estendendo o nosso braço social para a sociedade, para a comunidade local de Cajazeiras”. “A Polícia Militar realiza um trabalho muito maior do que o policiamento de rua, fazemos também esse trabalho de aproximação com a comunidade, , e hoje temos esse privilégio de estar aqui no bairro de Cajazeiras, um bairro que eu conheço muito bem, porque comandei essa área aqui por muito tempo, conheço bem essa sociedade, essa comunidade local, e estamos iniciando essa ação social aqui”
O Coronel Magalhães também falou que a ACISO acontecerá em outros lugares, “vamos fazer também em outros bairros a partir de agora, em um ano especial para a Polícia Militar, que é o ano em que a completa dois séculos de sua existência”.
O Coronel Samuel, Coordenador do Departamento de Saúde da Polícia Militar, também concedeu entrevista à emissora do Cajaarte, disse o quanto ficou satisfeito com a receptividade das pessoas à ação e da continuidade do atendimento. “Tivemos uma excelente recepção da população, só para ter uma ideia só de pessoas previamente inscritas para fazer as consultas, nós temos um número de 800 pessoas. Nós aqui teremos 10 médicos atendendo em consultório, nas especialidades de cardiologia, clínica médica e também ortopedia. E nós formatamos o atendimento de tal maneira de que a pessoa vai ter o primeiro atendimento e que haverá, se necessidade for, já um encaminhamento para outras unidades de saúde para que isso possa ser complementado”.
População aprova
Os pacientes relataram que a iniciativa da Polícia Militar, em parceria com o Cajaarte, foi de grande valia. Eduardo Pereira, morador de Cajazeiras 11, falou da importância deste atendimento por conta da necessidade dos moradores do bairro. "É muito importante a gente ter esse serviço, diretamente com a polícia militar, trazendo para a população que é carente desse parte de serviço de saúde. E o fato de terem escolhido Cajazeiras para abrir esse projeto, um bairro populoso, foi uma ótima escolha".

A aposentada Maria Jussara, residente em Fazenda Grande I, demonstrou satisfação em estar recebendo o atendimento em fisioterapia. Ao lado do filho e do Neto, que aguardavam para emissão da CIN - a nova RG - disse também que a escolha do bairro foi acertada "tenho que agradecer a Deus, a vocês e ao comandante por ter se lembrado do nosso bairro, eu espero que venha mais, isto aqui beneficiou a todos nós, trazendo saúde, é um beneficio que serve para todos".
Durante a abertura do evento, o Comandante Geral da Polícia Militar, o Coronel Magalhães, anunciou que a próxima ACISO acontecerá no bairro de Lobato.
Mais Cajaarte










Comentários